Friday, May 06, 2005

Indie Is The New Cool

Nunca fui muito à bola com tribos sociais; acho demasiado redutor, demasiado palas-de-burros-para-gente-que-tem-necessidade-de-afirmação-e-não-sabe-o-quê. Quase como as correntes literárias em que se tem que seguir determinados trâmites ou então já não fazemos parte dessa corrente.
O título deste post podia ser o de um álbum dos Kings Of Convenience, em vez de "Quiet Is The New Loud", "Indie Is The New Cool", foi por aí que me lembrei.
Há uma nova corrente, talvez até tribo social, que é ser Indie, gostar de música Indie, ver cinema Indie, vestir roupas Indie, ter cortes de cabelo Indie, em suma, ser Indie. Mas o que é ser Indie? Quais os trâmites para sermos considerados Indie?

Hum, acho que vamos começar pela etimologia, Indie: diminutivo de Independente. Pelo menos no meu entendimento de pessoa especial. (Sim, eu sou um homem especial, eu e o Mourinho.)
Ora, todas as pessoas que se assumem, directa ou indirectamente Indie não são independentes. Dependem do dinheiro dos pais ou do afecto da namorada/o, nem sequer sabem o que é a vida; julgam que a vida de universitários que levam é semelhante à de trabalhador, ná ná ná ná ná. Sim, porque só se assume Indie quem ainda é universitário com tendências de secundário residuais. A partir dos trinta, já toda a gente se está a cagar para isso.

Naturalmente eu sou Indie; escrevo de uma forma intelectual, com piadas inteligentes, ouço música Indie (como aliás está no meu profile), a minha escrita está cheia de estrangeirismos; mas não uns quaisquer, aqueles que são cool, como este último. E visto-me à Indie - o que quer que isso seja - mas acho que andar com as calças rotas é um ponto a meu favor. Só o cabelo é que destoa, é uma amiga minha que mo corta.

Está na moda ser Indie, quem o não é, é porque não é cool, porque não sabe onde estão as coisas interessantes, é retro, old-fashioned, não conseguiu acompanhar o comboio. É teres internet e não teres um blog. Eu tenho, eu sou Indie.
Além de tudo isto temos que ir contra a corrente, ter um emprego cool, aliás, Indie, de preferência fotógrafo, tradutor, crítico, escritor, cineasta, designer, actor, profissões liberais, que tenham a ver com criatividade. Mas há uma variante muito boa que é: quem não é fotógrafo tira fotos muito boas, isso é imperativo.

Se alguém preenche a maioria destes items, associe-se, pois faz parte de mais uma moda portuguesa que é ser Indie. E isso é cool apenas por uma estação, não se apegue demasiado à sua nova pele, está avisado.
Tendências para a próxima estação, ser Retro-Futurista.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home