Saturday, May 14, 2005

Quando ela disse...

Já em muito locais li críticas a este filme, no entanto não resisto a falar mais um pouco sobre ele. Não por ser um filme bonito, ou especialmente bem realizado ou bem escrito, mas por ser um filme que atravessou a minha adolescência toda. "Before Sunset". Naturalmente este não foi o filme que a atravessou, foi a primeira parte "Before Sunrise".
Vi a primeira parte na vulnerável idade de quinze anos. Fiquei fascinado e muito atraído por ambas as personagens; recriavam aquilo que ambicionava ser, as ideias que gostaria de poder chamar minhas, o modo de raciocínio e ideias tolas que gostaria um dia de ter; enfim, coisas de quem tem quinze anos. Passados nove anos, Céline e Jesse encontram-se em Paris. Passados quase oito anos, reencontro-me com o filme deitado na minha cama em Évora. Ele é o escritor que eu espero ser, ela é a desancantada com a vida e com o mundo. Vejo no crescimento deles o meu também, este hiato temporal que existe, estes anos de crescimento. Simplesmente eles tinham vinte e três e agora trinta e dois e eu tinha quinze e agora quase vinte e três. Há também aqui uma grande diferença.

O filme funcionou para mim quase como uma viagem ao fututro onde me vejo a mim como escritor; não coleccionei nenhum amor semelhante ao longo dos anos. Suponho que essa parte a tenho melhor resolvida que eles, pelo menos aos vinte e quase três. Não interessa muito para o caso.
Acontece que se sabe o que se passou no encontro passados seis meses na gare fria de Viena, sabe-se que ambos ficaram eternamente apaixonados um pelo outro. Para mim normal, eu acredito nestas coisas, sério que acredito. No final ela canta-lhe uma valsa que compôs, doce, simples. Sempre ouvi dizer "small is beautiful".

Ele achega-se ao sistema de stereo dela, põe um disco. Ela fala da artista que já morreu. E como já não se preocupasse ela disse, dançando ao som do jazz, balanceando as ancas:

Céline - Baby, you'll never catch that plain...
Jesse - I Know...

THE END

0 Comments:

Post a Comment

<< Home