Monday, June 27, 2005

Cerejas do Fundão

Ontem ao almoço comi cerejas do Fundão. E frango assado com batatas a murro. Mas não foi isso que me deixou com a sabor a saudades. Foram as pessoas.

Fwb 48h e 40m.
Cheguei à Beira com medo do que me esperava. Quatro anos sem ir visitar amigos é feio e dá direito a um calduço bem dado, daqueles com força. Há muito que não me atirava à estrada, de carro ou autocarro, para ir estar com os amigos. A chegada: falar com as pessoas, umas que logo te reconhecem, outras que não e o comentário que mais ouvi durante a noite: "Estás feito um homenzinho, até já tens barba." Sorria porque me sabia bem sorrir aos beirões que são pessoas de quem gosto. Mas caramba malta, tenham tino, não sou muito mais novo que vocês, a minha barba é que foi semeada em dia de vento.

Fui às compras, fui deixar as compras, encontrei mais pessoas conhecidas. Não é que as pessoas não estavam esquecidas de mim? Eu não as tinha esquecido, algumas fui vendo aqui e ali, outras não me lembrava da cara, mas assim que as vi reconheci-as. Nomes é que é mais complicado. Fez-se o jantar, pôs-se a mesa, bebeu-se sangria, cantou-se, dançou-se. Podiam ter ficado as imagens em câmara lenta, ao som de The Concretes. Foi perfeita, a noite.
Conversei tanto, soube-me tão bem conversar. Fiquei longe de tudo isto durante quatro anos; foram quatro anos em que as coisas foram estranhas, em que não fui feliz, em que me escondi atrás de muitas coisas.
Um dia resolvi espreitar do meu esconderijo, olhei à volta e saí. havia um espelho à saída: não gostei do que vi. E por isso mudei.

Fui à discoteca, sai de lá de dia; fui à santa, saí de lá para ir comer pão à Flor do Fundão. (Obrigado pelo croissant da tarde, Isabéis).
A manhã há muito tinha começado quando dormi.

Acordei, foi o almoço, aquele com que comecei. Comecei a sentir o peso das horas em cima de mim, a obrigação que me levava de volta a casa. "Não podes demorar outra vez quatro anos", disseram-me. Eu sei, espero não voltar a demorar tanto tempo só para fazer cento e vinte e dois quilómetros.
Foi apenas uma caminho que fiz, não porque o tenha escolhido, mas porque tinha que o fazer. Desculpem, fundanetes.

Estive perto da piscina a gozar a sombra. Evitei o regresso o mais que pude. Guiei com o sabor a cerejas e saudades. Sinto falta destas pessoas em doses grandes. Fazem-me sentir bem.

1 Comments:

Blogger unknown soldier said...

"Não podes demorar outra vez quatro anos"

os teus amigos é que sabem... e tu também, pelos vistos!
; )

3:32 AM  

Post a Comment

<< Home