Monday, August 01, 2005

O quebra-nozes quebrado

Há dias em que tudo corre mal, acabando depois por correr tudo bem. Felizmente para mim, ou então ficaria a dormir na rua.

A minha irmã tem a campainha avariada; mas não é a mesma irmã, tenho duas: já foram mais iguais, agora são bem diferentes. Quer dizer, agora que penso nisso sempre foram muito diferentes apesar de serem gémeas. Tem a campainha avariada e não abre a porta a ninguém, porque quando tocam nas outras cinco casas do prédio é a campainha dela que responde.
Tinha lá ido a casa, de chave em punho para conseguir entrar buscar uma mochila, se bem que não interessa muito o que lá eu tinha ido fazer. Apanhei a mochila e fomos aos correios, porque não ia sozinho.
Tirámos a senha e faltavam oito pessoas para sermos nós a expedir o nosso correio. Entra uma senhora com o seu “Mimi”, “Pipi”, “Bóbi”, “Lili”, “Chi xi”, enfim, uma bola branca a que alguns ousam chamar cão. Estávamos entretidos a adivinhar o nome da bicheza quando o nosso número surge no ecrã e nos dirigimos à senhora. Aviámo-nos.
Saímos, a par com a senhora do “Mimi”, “Pipi”, “Bóbi”, “Lili”, “Chi xi”.
Viraram-se para mim
“Lindinho”.
Até pulei, sabendo que a minha companhia não é muito amiga de usar diminutivos amorosos, tal como eu. De qualquer das formas, ficava o elogio e eu feliz. Mas estranhado
“O quê?”
“Era o nome do cão, Lindinho.”
Afinal não fiquei assim tão feliz, nem tão elogiado. Não é mesmo amiga de diminutivos amorosos, tal como eu. Mas talvez soubesse bem, de vez em quando. Muito de vez em quando; muito mesmo, quase a roçar o raramente.

Chegámos a casa e não tínhamos chave, tendo esta ficado em casa da minha irmã. Vamos lá voltar, mas tenho que lhe ligar. Liguei e tinha o telemóvel desligado. Mau. Chegámos e comecei a tocar. Nada. Toquei com mais insistência. Nada. Continuei a tocar, chegando mesmo a ser malcriado com a campainha. E nada. E o telemóvel que devia tocar não tocava, desligado. Desesperei, inventei mil desculpas para ela não estar em casa, para me não atender. Corremos os sítios próximos onde ela pudesse estar. Nada. Voltámos, quase duas horas depois a casa dela, campainha e telemóvel sem ser atendidos. Toquei à vizinha e pedi que me abrisse. Bati à porta dela com punho cerrado e furioso. Estava no sofá a ver um filme a reclamar com quem quer que fosse que estava a tocar à campainha dela. Mesmo que esse quem quer que fosse, fosse eu.

Finalmente em casa; a entrada foi inundada de mochilas e outras coisas que connosco trazíamos. Eram nove e estávamos nestas voltas desde as sete. Corremos para a cozinha e para o frigorífico; uma cesta de nozes e amêndoas chamou-nos à atenção. À primeira amêndoa, o quebra-nozes quebrou-se.
Acabámos os dois no chão da cozinha a rir à gargalhada.
Quando acabou o festim de gargalhadas só restava uma coisa a fazer. Encaixar o quebra-nozes e deixá-lo lá para o próximo.

2 Comments:

Blogger 索菲娅 said...

É natural que o quebra.nozes se tenha quebrado já que tu já tinhas quebrado a chraada do nome da criatura bola branca num momento anterior!! Outros quebra.cabeças virão, e outros quebra.nozes quebrarão!! C'est la vie!!! bxox

12:06 PM  
Blogger Alberto Oliveira said...

É. Há dias assim em que as voltas que damos ás voltas de nós próprios e de outrem, de coisas e de animais "chi xis", mais se assemelham a um pas de deux, de trois, de quatre, de six e por aí fora.

Só depois damos pelo "quebra-nozes"...quebrado.

6:32 PM  

Post a Comment

<< Home