Thursday, September 01, 2005

Arte Comestível

Trabalhar de manhã é sempre complicado; não porque é de manhã, mas sim porque antes de ser manhã foi noite. E com a noite vinho e conversa.
Mas vamos pôr os pontos nos “is” e os traços nos “ts” antes de começar. Porque tudo isto acontece num contexto temporal desfasado da realidade, ou seja, já aconteceu há algum tempo atrás.
Recentemente fui ver o filme “Charlie And The Chocolate Factory”. Isto porque acho que o personagem principal, interpretado pelo Johnny Depp, tem algo a ver com o que se passou. Porque para ele o fabrico de chocolates era arte, tinha por trás um conceito artístico muito sustentado, assente em pilares de paladar e conhecimento muito sólidos.

Estava em casa da minha irmã, de conversa. Não estava sozinho, estava com a minha irmã e com a minha doce companhia. Conversávamos, nada de importante, nada de especial. A minha doce companhia estava a ver a casa da minha irmã pela primeira vez, observava com os seus astutos olhos o circundante. Tínhamos um jantar combinado, não ali. Num repente lembrei-me
«O queijo…»
Porque para o combinado jantar tínhamos comprado um queijo que necessita de frigorífico – queijo feta. Enquanto me dirigia à cozinha para entregar o queijo ao refresco frigorífico ouvia na sala o diálogo. Dizia a minha doce companhia olhando um puzzle na parede, a servir de quadro
«Ah, gostas de Klimt?»
Ao que a minha confusa irmã responde
“Não sei, nunca provei.”
Ao que parece estava a pensar no queijo. De qualquer das formas, há dias voltei a casa da minha irmã e reparei que faltava uma peça ao quadro. Peguei outra vez na conversa, tentando tirar a prova dos nove. Responderam-me
“A sério, Klimt é muito bom. Muito bom mesmo.”

3 Comments:

Blogger Alberto Oliveira said...

É pois! Uma fatia de Klimt Nouveau com um Dão tinto maduro encorpado vinha mesmo a calhar. Depois sim; podemos divagar sobre as "outras artes & ateliers" como a da fábrica de chocolates do Charlie.

3:21 PM  
Blogger Mikado said...

E porque não, comer um pouco da arte que se emoldura em pó e porque não, dar-lhe vida na nossa boca como o chocolate fabricado pelo Charlie...Agora vinha mesmo a calhar um Picasso!

4:48 PM  
Blogger Joana said...

Há que saber saborear verdadeiramente a arte :)

Bjinho

11:03 PM  

Post a Comment

<< Home