Monday, July 11, 2005

Chuva Seca de Berlim

Dias de descanso, estes primeiros. Muitas horas longas a recuperar o sono, a devolver o descanso ao corpo. Sabia bem olhar para a rua, ver os pingos grossos de chuva, os pingos que também caíam dos olhos assim que estes viam muita luz.

Parou a chuva e os dias na cama. Sei que são duas semanas, mas também é desperdício. Estou numa casa com tectos muitos altos, no meio de muita gente turca; não é mau, vivo de falafel e pistachos.
Ainda não me atirei aos turismo citadino, vi apenas um memorial do holocausto dedicado ao judeus. Suprema injustiça, não terão outros grupos minoritários sido também chacinados com igual violência?

Enfim. Corri uma rua que me interessou bastante, a Kastanienallee; um local onde a cidade pula de vida, onde se pode realmente ver como é Berlim. Conhecem-se as cidades não só pelos monumentos que agregam, mas também pelo estilo de vida que as pessoas levam ou pelos hábitos que nós desenvolvemos quando com elas contactamos. Estive deitado num parque – óptimo hábito, este, que desenvolvo sempre que venho À Alemanha – e simplesmente estive. Vi as pessoas, vi-me a mim próprio pela objectiva de uma máquina fotográfica digital.
Gosto da parte leste. Desci a Karl Marx Allee para depois a subir de metro. Lembrei-me do filme «Goodbye Lenin!» e calculei que vivessem num daqueles prédios.

Fui proibido de tirar fotografias num cinema fantástico, «Kino Internacional», tinha uma espécie de carisma bondesca com laivos de «Radio Days» do Woody Allen.
Descobrimos alguns cinemas em que se vêem filmes no original: em dois dias «Garden State» e «Bonnie & Clyde».

Há tempo para aquelas saudades e para os amigos que enviam MMS, que fazem com que o coração fique bem apertadinho.
Na aparelhagem toca Nouvelle Vague. E o coração aperta mais um pouco. Atrás de mim uns braços enlaçam-me a cintura e uns lábios roçam-me o pescoço.
Até amanhã.

2 Comments:

Blogger unknown soldier said...

embora eu também me farte de visitar monumentos nas poucas viagens que faço, concordo que sentir o pulsar da cidade, ver e compreender o modo de vida das pessoas é muito interessante e enriquecedor.
p.s. também gostei muito do filme!!

2:33 AM  
Blogger Çapo said...

obrigado pelo reconhecimento final.
NOSTALGIA aa a a a a a

5:43 PM  

Post a Comment

<< Home