Friday, September 30, 2005

Memória Fotográfica

Image hosted by Photobucket.com

Lembrei-me de algumas fotografias que tinha tirado com o telemóvel. Têm quase dez meses, mas parece que foi há muito mais tempo.
Esta fotografia foi tirada numa noite de muita chuva, num bar muito pequenino em Évora. O interior de um esquentador feito candeeiro. Um atirou fumo do cigarro para a luz e o outro tirou a fotografia. Há muitas mais memórias dessas noites, mas gosto particularmente desta fotografia, pelo efeito que as cores ganham com a má qualidade da fotografia. E porque me faz lembrar de quem fui.


Image hosted by Photobucket.com

Foi tirada no penúltimo dia da exposição da Paula Rego no Museu de Serralves, dia vinte e dois de Janeiro. Viajámos de Évora ao Porto e voltámos.
É um dos quadros que mais gostei. Apesar dos personagens terem sempre expressões muito grosseiras e masculinas, acho este quadro pleno de intimidade feminina, de confidência.
Tenho pena de já não me lembrar do nome do quadro.


Acho que é bonito recordar, encontrarmo-nos com o passado sem que com isso haja conflitos. Hoje encontrei-me com o meu, no exacto momento em dei um grande passo para frente. Dei o passo para frente e olhei para trás, para ter a certeza de onde tinha vindo, para ter a certeza para onde vou.
Olhei para trás sem saudades, apenas com melancolia.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

creio que não necessito de comentar mas achego apenas, a fotografia está simplesmente um must, faz.me lembrar ficção científica, magia, mistério e um arco.íris de senasções e pensamentos que percorrem o tempo...quanto a Paula Rego, ao que parece estivemos no mesmo espaço sem saber.mos...tens que voltar ao norte mais vezes...e emprestar.me um pouco do teu passo em frente para que eu possa também olhar para trás sem rancor ou saudade mas esboçar apenas um sorriso...bxox

3:14 PM  
Blogger Mikado said...

Hoje sinto-me como um quadro de Paula Rêgo...por isso não quero recordar, quero cegar todas as memórias, silenciar todas as nostalgias, asfixar todas as saudades, proibo-me de olhar para trás, porque não sei onde estive todos estes anos e muito menos sei para onde vou.
Boa sorte no teu trilho, que neste momento fico-me por um valium 10 e vodka

4:28 PM  

Post a Comment

<< Home