Wednesday, September 21, 2005

Marca de água

Senti finalmente a paz inundar-me o espírito, consegui finalmente estabelecer uma trégua eterna com os meus demónios, fantasmas, passado que me assombrava e me retirava o sono, ou o descanso que com ele conseguia.
Senti a paz como uma traição. Porque neste momento deveria estar a experimentar o mais profundo sentimento de perda; no entanto não o sinto. Sinto que a minha vida deve continuar a evoluir, não deve ficar parada no tempo e ainda que eu sofra com a perda, não deixo que esta manipule a minha vida, que a tome pelos pulsos, braços, tronco, pernas e a devolva à inércia em que vivi. Sinto-me agora capaz de lidar com a ausência.

Estive com poucas pessoas hoje, três ou quatro, falei com outras tantas ao telefone. Algumas perguntaram-me como estava. Estou bem, triste mas bem. Porque é parte inalienável do amor, a tristeza.

Há marcas que são indecifráveis, que só passados anos é que as reconhecemos como inícios ou finais de períodos da nossa vida. Outras são tão óbvias que se não as reconhecermos logo é porque as não queremos ver. No mesmo dia, perdi parte de mim e fui publicado pela primeira vez, comecei a ver um sonho esboçado a ganhar contornos de realidade. Há marcas que não se podem ignorar.

Desce pelo meu corpo a paz que mais tarde chamarei desespero e dor, mas que agora ainda é paz. Sorrio, no espelho da porta vejo que é um sorriso triste. Mas é um sorriso de paz, um sorriso que me diz que vai tudo correr bem. Mas cresce, numa proporção directa à certeza de que tudo vai correr bem, a dor da ausência.

3 Comments:

Blogger 索菲娅 said...

Revejo.me de alguma forma nas tuas palavras gotejantes...mas como disse Eugénio de Andrade "o passado é inútil como um trapo...as palavras, estão gastas...Adeus"!!! bxox

1:22 PM  
Blogger Joana said...

Parabéns então pela publicação.Que corra tudo pelo melhor e quanto à tristeza...que adormeça quando assim tiver de ser, para dar lugar à evocação serena e ternurenta das coisas que sabem bem recordar.
Que fiques bem. Beijinho

10:54 PM  
Blogger Mikado said...

Antes de mais somos seres altamente orgânicos, como orgânicas são as nossas emoções, o que outrora nos causava um tremendo desespero, hoje em dia vamos aceitando as circunstâncias incontornáveis da vida com mais tranquilidade. Parabéns pela tua publicação e pela tua evolução pessoal que vai em "excesso" de velocidade!!!

9:45 PM  

Post a Comment

<< Home