Saturday, November 27, 2004

Madrugadices (Ontem e Hoje)

Conversa cálida, frutos de outono, Pixies, Debussy, cigarros de enrolar, o céu estrelado, quarto crescente, o carro fechado, amigos, álcool, mais cigarros, professores, calçada de Évora, templo Romano iluminado, três da manhã, desconhecidos, torradas com manteiga, aquecedor no quarto, o despertador ligado, a manhã entorpecida, as sinapses empastadas, mais cigarros, o trabalho planificado, os pés frios, a garganta inflamada, um sorriso maroto, vontade de ser rebelde, dormir pouco, dormir mais de tarde, não ligar o computador, entrar no carro, jantar, viajar.

Noutro computador, sozinho, escrever, lembrar, fumar, cinco imperiais, matraquilhos, recordações, planos, mudanças invisíveis, Big Fish, Morphine, Ford Mondeo, estradas cortadas, rádio, Saturday Looks Good To Me, futebol feminino, a noite passada, vomitivos, sanitas, banheira, duche frio, Fred Thomas, revistas ultrapassadas, mpTRÊS, messenger, contas da luz, gravador de cds, guitarra eléctrica, Lolita, lençóis frescos, sesta, óculos de sol, mensagens de telemóvel, duas irmãs, Bremen, canetas de acetato, lábios quentes, rum e mel e limão, cama de casal, sofá cama, dormir?
Sim.

Saturday, November 13, 2004

Eu

Friday, November 12, 2004

Marisa vs. Marilyn

Fui dar comigo a ler uma crítica de um filme pop, sem dúvida pop, em que a actriz principal, Marisa Cruz dá ares de Marilyn Monroe. O filme, de nome 'Kiss Me' tem como protagonistas alguns dos talentos (?) emergentes nos últimos 5 anos em Portugal. No seguimento da crítica vinha uma pequena entrevista à dita-suposta-actriz na qual revelou um pouco de inteligência dizendo que Portugal tem um preconceito em que as mulheres bonitas são más actrizes.

Revoltou-me esse comentário: não porque discorde dele, mas justamente porque concordo com ele. Uma mulher à qual eu não reconheço inteligência nenhuma (e beleza deixa um pouco a desejar, mas isto é só a minha opinião) não é capaz de ter uma posição semelhante à minha.
Mas é verdade, as mulheres bonitas são mal aceites no cinema português - no europeu mais ou menos - querem-se mulheres feias, ou na melhor das hipóteses, dentro dos parâmetros da normalidade. É um preconceito parvo, pior, é feio. Porque é que não hão-de as mulheres bonitas ser boas actrizes, performers e afins?

Pergunta que me leva até à Marylin Monroe. Esta mulher era actriz, cantora, modelo e fornicava com o homem mais poderoso do mundo, se bem que uma coisa às vezes não tem nada a ver com a outra. E era linda; isso demonstra que uma coisa é perfeitamente compatível com a outra, ainda que os tempos fossem outros, talento é talento (ou formação).
Depois vem a portuguesinha a dar ares, porque nem tem talento e formação só se for na cama.
Não é por ser portuguesa, é por ser ela, um arauto de estupidez na sociedade portuguesa a dizer que as mulheres bonitas não podem ser boas actrizes nem nada que lhes valha. Não!, podem e devem, desde que sejam talentosas, o que não é o caso. E da inteligência nem sequer me reporto, porque suponho que seja óbvio em demasia a ausência dela.

Inegáveis têm sido as comparações que se têm feito entre as duas, diferenças mais que óbvias. Nem vale a pena iniciar, apenas fazer um apelo: Marisa, salva a face, mostra humildade e afasta-te desses comentários (se bem que calculo ser difícil, com um ego do tamanho do mundo).


Norma Jean, I miss you.

Saturday, November 06, 2004

Ombratilita - A Essência da Sombra

Amor e Morte dos Sem Abrigo

Lilian vivia encontrada num beco escuro com gatos e caixotes do lixo cheios; entra caixas de cartão das grandes superfícies comerciais e cobertores da Associação de Apoio ao Sem Abrigo fazia a sua casa, sua cama, seu quarto de amásia, na eterna espera do dia enamorado que a faria sair dali.
Morreu na noite de Natal, quando os sinos da igreja de Sta. Catarina badalaram a noite-meia e o primeiro floco de neve caía no topo do edifício da Câmara Municipal.
Enregelada, os cobertores e cartões a tiritar de frio. Pequena vela ardida ao lado e lábios roxos e pés comidos pela gangrena, mãos entre as pernas, posição fetal.